2013-01-objetivos

Como fazer com que os seus objetivos sejam cumpridos?

Como fazer com que os seus objetivos sejam cumpridos?

Qualquer vendedor ou líder de equipas comerciais, sabe que trabalhar com metas é fundamental. São elas que os motivam e que obrigam à análise quase diária do seu desempenho. Sem metas, chegar ao sucesso é pura obra do acaso.

O final de cada ano é pródigo em definição de objetivos. É como se todos os seres humanos tivessem oportunidade de começar tudo novamente. No entanto, um erro parece ser comum a grande parte da população: as metas são traçadas e, passado poucos meses, elas acabam por ser esquecidas. E assim ficam, anos após ano, definindo metas e desistindo pouco depois.

Mas porque razão isso acontece? Em primeiro lugar, é necessário simplificar os seus objetivos e os da sua equipa. Um dos grandes erros é definir objetivos a mais. Uma equipa que defina 40 objetivos, provavelmente não vai conseguir concluir nenhum e aí começa a deixar de acreditar na definição de metas. Já outra que defina apenas um ou dois, certamente terá melhores resultados e irá sentir-se melhor preparada e motivada para os próximos meses. Tendo em conta a instabilidade económica, fazer menos metas e cumpri-las acaba por ter ainda mais sentido.

Depois, é necessário conseguir acompanhar essas metas. Pediu para a sua equipa vender mais 10% este mês? Então acompanhe de forma constante todos os seus resultados e vá dando feedback sobre o que está a correr bem e o que poderá ser melhorado. Não adianta definir objetivos e esperar que no final eles estejam concluídos. É necessário fazer um tracking de tudo aquilo que está a ser feito de uma forma consistente.

Por último, mas não menos importante, os seus objetivos necessitam de ser numéricos. Não adianta dizer que pretende que os seus vendedores sorriam mais durante as vendas. É importante saber, de uma forma numérica, como é que esses sorrisos estão a ser convertidos em vendas ou na criação de clientes de longo prazo.

Gostou? Convido-o também a ler o nosso artigo  8 Mitos sobre Equipas Comerciais.

Abraço!

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