2013-01-equipa-d-etrabalho

Conselhos para gerir uma equipa de trabalho

Conselhos para gerir uma equipa de trabalho

Conselhos para gerir uma equipa de trabalho

O ambiente de trabalho é cada vez mais desafiante de ser gerido. Os trabalhadores têm mais acesso à informação, querem mais equilíbrio entre a vida pessoal e profissional e são cada vez mais ambiciosos nas suas metas. Isso torna o trabalho do líder muito mais difícil e obriga a que tenha um grande conhecimento de todas as pessoas com quem está a trabalhar.

Para contornar as maiores dificuldades é necessário estudo e acima de tudo ouvir novos conselhos. E é isso mesmo que vamos fazer hoje: dar-lhe alguns conselhos de como poderá gerir a sua equipa de trabalho. Está preparado?

sucesso em vendas

Continue sempre a perguntar “porquê”: Não caia no erro de começar a dizer que sim a tudo. Continue a questionar a sua equipa, pergunte o porquê de cada decisão ou sugestão. Essa é uma forma de manter todos alerta.

Ganhe a batalha mental: Todos os líderes deveriam conhecer a teoria  dos neurónios espelho. Eles estão localizados no nosso lobo frontal e eles aumentam a probabilidade de replicarmos aquilo que estamos a ver. Ou seja, se você estiver a falar de forma motivada e satisfeita para a sua equipa, os neurónios espelho deles têm mais tendência em “imitar” a sua atitude.

Não seja urgente: Organização! Esta palavra parece fazer confusão a muitos líderes de equipas mas ela é fulcral para ter uma equipa bem sucedida. Seja organizado e fuja das tarefas urgentes. Planeie tudo aquilo que vai fazer. Desta forma, terá “moral” para chamar a atenção da sua equipa quando ela não cumprir os prazos.

Admitir ou não o erro?: Sim e não. Se por um lado é importante admitir em frente à sua equipa o erro que cometeu, por outro é quase obrigatório aprender com esse erro. Estar sempre a cometer a mesma falha e não aprender com ela pode ser prejudicial para a credibilidade que tem perante os seus colaboradores.

Seja claro: O que leva muitos líderes a terem problemas com os seus colaboradores é a falta de comunicação ou uma comunicação menos clara. Quando delegar tarefas, seja claro e preciso nos seus objetivos. Se pecar muitas vezes neste aspeto, o mais certo é vir a ter problemas mais tarde ou mais cedo.

Abraço,

Tags: No tags

Comments are closed.