2015-05-Follow-Up

Cuidados que deve ter ao enviar um email de follow up

Após o primeiro contacto com o cliente, um bom email de follow up é essencial. Apenas um pequeno número de potenciais clientes compram ao primeiro contato com um produto, ao passo que os restantes, acabam por adquirir o produto após alguns contatos por parte dos vendedores.

E mais do que apenas entrar em contato, é necessário que o vendedor saiba como fazê-lo. O email é uma das melhores ferramentas de follow up e utilizamo-lo com bastante frequência na Sucesso em Vendas. Ao longo deste artigo, vamos explicar alguns cuidados que deve ter na hora de enviar esse mesmo follow up.

Atenção ao título

O email só vai ser lido se o título for interessante e para isso é necessário que pense num bom título para a sua mensagem. Uma boa estratégia é utilizar um título um pouco mais pessoal. Confira alguns exemplos de títulos que usamos nas nossas últimas campanhas da Sucesso em Vendas:

  • Já agradeceu à sua família hoje?
  • Sabe como usar a sua voz?
  • Sabe que dia é hoje?
  • Tenho uma boa notícia para si

Este tipo de emails tem garantido aberturas muito acima da média do mercado. Segundo um estudo realizado a mais de 200 milhões de emails pela plataforma de envio de emails Mailchimp, são os títulos mais pessoais que têm maiores taxas de abertura.

Resuma o conteúdo do seu email

O tempo é um dos bens mais valiosos dos seus clientes, por isso respeite-o! Quando enviar emails, tenha cuidado para manter o seu conteúdo o mais breve possível. Obviamente, deve transmitir tudo aquilo que pretende. Quando falamos um resumir, queremos reforçar que deve eliminar palavras desnecessárias ou até explicar a mesma coisa, mas por menos palavras.

Personalize ao máximo

O follow up é algo muito pessoal. O cliente já conhece a sua empresa e o seu produto e por isso não quer ser tratado com indiferença, mas sim como alguém especial. A forma como escreve a sua mensagem é a chave para criar essa sensação ao cliente. Utilizar o nome do cliente ou falar um pouco sobre o vosso encontro anterior podem ser alguns fatores de ligação que tornam a mensagem mais pessoal.

O seu cliente é o centro!

Um dos erros mais comuns do follow up é focar apenas na venda do produto. Obviamente, o seu objetivo principal é vender, mas ajudar o seu cliente também deve ser uma das metas. Antes de enviar um email, confira sempre se está “apenas” a vender ou se está a tentar ajudar o cliente enquanto vende.

Tenha um call to action no final do email

Quer aumentar as suas possibilidades de ter uma resposta do seu cliente? Insira um Call to Action no final! Tal como o próprio nome indica, o call to action é uma chamada para ação por parte do cliente. Perguntar o que ele achou da proposta, quando podem marcar uma reunião pessoalmente ou até mesmo se ele mantém o interesse no produto são alguns exemplos simples de chamadas para a ação.

Se quiser aprender a fazer o Follow Up de forma ainda mais eficaz, entre em contato connosco clicando aqui. Temos a certeza que vamos ajudar a sua empresa a fazer contatos a potenciais clientes de forma mais eficaz!

Boa semana,

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