2015-05-planeamento-estrategico

10 Passos para ter uma reunião de planeamento estratégico eficaz

Realizar uma reunião estratégica é sempre um desafio. Existem diversos fatores que podem influenciar o sucesso ou o fracasso daquilo que é uma prática em qualquer empresa. De forma a tornar as suas reuniões um sucesso, partilhamos consigo 10 passos para uma reunião de planeamento eficaz. Leia com atenção:

1- Pare e reúna a equipa

É importante parar, reunir e realizar reuniões de planeamento estratégico. Defina o dia/hora para as realizar.

2-  Defina objetivos

O objetivo da reunião é fundamental! Defina os temas a abordar colocando-os por ordem de prioridade para a empresa. É importante que no início da reunião se faça uma breve introdução dos pontos a tratar: Pretende resolver problemas? Acompanhar indicadores? Comunicar decisões?

3- Faça uma convocatória antecipada aos participantes

Convide todos os participantes com antecedência! Partilhe a ordem de trabalhos e dê espaço para sugestões que possam surgir.

4-Evite ter muita gente

Convoque apenas quem é importante para a reunião e está diretamente relacionado com os objetivos da mesma.

5- Transmita que telemóveis, computadores e outros aparelhos não são bens vindos

Telemóvel, e-mail, Skype e Facebook são importantes ferramentas de trabalho, mas prejudiciais numa reunião. Caso não sejam necessários informe todos os participantes que a utilização destes aparelhos está limitada.

6- Direcione a reunião objetivamente

Conversas paralelas, apartes e assuntos não relacionados são práticas que podem limitar o sucesso da reunião. Se surgir um tema que não esteja previsto, tome nota para futura abordagem e direcione a reunião para o assunto previamente definido.

7-  Estabeleça indicadores

Nas reuniões de acompanhamento estratégico deve olhar para os objetivos que definiu e tentar perceber de que forma os está a atingir, para isso tem de estabelecer indicadores. Estes têm de ser mensuráveis e realistas, medindo o que é importante e significativo para a sua empresa. Como disse Peter Drucker “o que não é medido não pode ser gerenciado”.

8- Valorize o brainstorming

Oiça! É importante ouvir quem participa na reunião. Ao fazer isto está a melhorar o grau de participação da sua equipa permitindo-lhes fazer parte das soluções.

9- Tome nota dos resultados

Deve registar os resultados no final de cada reunião, escrevendo compromissos assumidos e partilhá-los com a sua equipa no final.

10- Acompanhe os resultados

É fundamental acompanhar os compromissos assumidos entre reuniões. Sugerimos que peça feedbacks semanais à sua equipa para perceber se estes estão a ser atingidos.

Nós na Sucesso em Vendas fazemos reuniões de planeamento estratégico mensais, e acreditamos que é o que nos tem conduzido ao Sucesso ano após ano. Implementamos esta prática junto dos nossos clientes! Quer saber como? Contacte-nos aqui!

Boa semana,

INTERESSADO EM MELHORAR AS SUAS VENDAS?

Preencha o formulário e a nossa equipa entrará em contacto.

Tags: No tags

Comments are closed.