2013-01-Steve-Jobs-dedo

Você sabe qual é o seu estilo de liderança?

Você sabe qual é o seu estilo de liderança?

Líderes como José Mourinho ou Bill Gates, são um exemplo para outros profissionais que exerçam a liderança. São, claramente, ídolos a seguir. No entanto, muitos líderes de equipas comerciais cometem o erro de tentar “fazer igual” às pessoas que os inspiram, copiando algumas atitudes e opções. Se por um lado parece lógico espelhar-se em quem tem sucesso, por outro é necessário adaptar essas atitudes à sua personalidade.

O que quero dizer com tudo isto é que todos os líderes devem encontrar o seu estilo próprio de liderança. Você pode até gostar muito do José Mourinho, mas a sua personalidade pode ser completamente diferente da dele e por esse motivo, o mesmo tipo de liderança não resultar de forma bem sucedida nos dois casos. Saber responder à pergunta “que tipo de líder sou eu” é algo fundamental. Para ajudá-lo, vamos de seguida explicar três passos que o vão deixar mais perto de descobrir que género de liderança é a sua.

– Quais são os seus valores? Esta é a pergunta principal e que dá logo pistas claras do seu tipo de liderança. Quais são os valores pelos quais você se guia? É muito disciplinado ou prefere ver a sua equipa relaxada e com um sorriso nos lábios? Guia-se por números ou quer apenas motivar os trabalhadores ao máximo e depois ver os resultados? Descubra primeiro os seus valores e estará mais perto de descobrir o seu estilo de liderança.

– Valide os pontos fortes e deixe os pontos fracos para trás: Depois de saber o que o guia, chegou o momento de fortalecer os seus pontos fortes e reconhecer os seus pontos fracos. Toda a sua estratégia de liderança deve basear-se naquilo que faz de melhor. Quanto aos pontos fracos, seja sincero com os seus colaboradores e diga aquilo que faz menos bem. Acredite que essa atitude o deixará mais “próximo” das pessoas que trabalham consigo.

– Pergunte como está a ser o seu trabalho: Perguntar aos seus empregados como está a ser a sua liderança pertence ao passado. Hoje em dia os bons líderes querem saber os detalhes da sua liderança. Pergunte aos seus colaboradores como está a motivação deles ou se consideram que o líder está próximo deles. Seja sincero e peça uma opinião única. Acredite que o feedback da sua equipa será importante para o crescimento de todos.

Abraço e até já!

Tags: No tags

Comments are closed.