Como liderar pessoas desmotivadas

Como liderar pessoas desmotivadas

Um líder precisa de saber lidar com todo o tipo de pessoas. Os que estão mais motivados, os que nunca têm ideias ou os que estão completamente desmotivados o tempo todo. E é sobre este último grupo que nos vamos focar no artigo de hoje: os trabalhadores desmotivados.

Com o contexto atual, em que o profissional de vendas ouvem muitas vezes o “não” como resposta dos clientes é normal que a desmotivação aumente. Mas cabe a si, enquanto líder de equipa, reverter a situação.

Para conseguir fazê-lo, é importante que em primeiro lugar entenda o motivo dessa desmotivação. Porque razão esse membro da sua equipa tem pouca vontade de trabalhar? Quais são os sintomas que ele apresenta? Só descobrindo o problema você será capaz de encontrar a solução.

Agora, chegou o momento de você começar a aplicar a solução. Geralmente, um dos problemas nos colaboradores desmotivados é que eles vêem a sua situação atual como definitiva, o que não é de todo verdade. Se esse colaborador não está a vender, você tem de conversar com ele e procurar o motivo disso estar a acontecer e ajudá-lo a encontrar uma solução, salientando que essa situação é apenas uma fase e que pode ser alterada. Afinal de contas, você é um líder e cabe a si ajudar as outras pessoas a melhorarem a sua vida.

Depois disso, chegou a hora de fazê-lo olhar em frente. Nada motiva mais uma pessoa do que olhar para o futuro e imaginar algo diferente, algo melhor. Essa “viagem” vai aumentar a sua motivação.

Mas por último, e talvez a mais importante, é partir para ação. Faça já, pois só a ação pode elevar a motivação. A palavra motivação é derivada da palavra em latim MOVERE, que significa mover para realizar determinada ação. Por isso, ambas são dependentes uma da outra. Sem motivação não existe ação e sem ação a motivação não aumenta.

Abraço!

P.S: Se gosta de artigos sobre liderança, considere dar uma olhada nestes dois:

Conselhos para gerir uma equipa de trabalho

Qual é o seu estilo de liderança?

Tags: No tags

Comments are closed.